Em reunião na manhã desta quinta-feira, 27 de junho, na Câmara de Vereadores, foi apresentado o Programa Aprendiz Cooperativo do Campo, um curso de aprendizagem que incentiva a permanência do jovem no campo e estimula a sucessão familiar.
Estiveram presentes o prefeito Lirio Zarichta, vice-prefeito, Luiz Pertuzzatti, presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ostrovski, a analista técnica de Promoção Social do Sescoop/RS, Fernanda Hillesheim França, secretários municipais, representantes da Emater-RS/Ascar, Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente, Escola Municipal de Ensino Fundamental Maurício Cardoso, Sicredi, CooperAlfa, Cresol e Aurora.
A Prefeitura de Três Arroios em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/RS), e entidades do município vão disponibilizar o curso aos jovens do interior do município.
Destinado a estudantes entre 14 e 24 anos, o programa tem mais de 1.100 horas de formação. As atividades estão divididas entre teóricas e práticas, desenvolvidas ao longo de 18 meses. Trabalhando em uma cooperativa, os jovens aprendem uma profissão e também entram em contato com a cultura cooperativista, pautada em valores como igualdade, solidariedade, honestidade e transparência. Além da formação técnico-profissional, o programa contribui para a inclusão social e o desenvolvimento das comunidades.
O programa Aprendiz Cooperativo do Campo tem como objetivos estimular a permanência do jovem no campo, promover a sucessão familiar profissionalizada, o empreendedorismo cooperativo, profissionalizar a gestão de pequenos e médios proprietários rurais, entre outros.