Nesta terça-feira, 08 de maio, o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta recebeu no gabinete, o diretor técnico da Emater/Ascar, Lino Moura, o gerente regional, Gilberto Tonello e o supervisor regional, Valdir Zonin.
Durante a visita os representantes da Emater trataram dos serviços de extensão rural, programas nas áreas de solo e fruticultura que estão sendo desenvolvidos no município. Também debateram sobre Certificado Fitossanitário de Origem - (CFO) e o Certificado de Origem Consolidado (CFOC) da fruticultura para os produtores, destacando a instalação da central de beneficiamento e armazenagem de frutas cítricas.
Em seguida, visitaram os funcionários do escritório municipal da Emater.
O que é Certificado Fitossanitário de Origem (CFO)?
É o documento obrigatório para atestar a condição de sanidade de vegetais (como frutas e mudas) sujeitos à certificação desde a origem dentro de um mesmo Estado, também necessário para emissão da Permissão de Trânsito de Vegetais.
O objetivo da Certificação Fitossanitária é garantir a conformidade fitossanitária, assegurando a identidade, a origem do produto e a credibilidade do processo de rastreabilidade, dando sustentabilidade ao setor.