A Escola Municipal de Educação Infantil Pingo de Gente de Três Arroios está desenvolvendo um Projeto de Leitura, que tem como tema: A importância da leitura: o hábito e possibilidades de leitura e contação de histórias para crianças na Educação Infantil.
Diante da perspectiva de que a leitura é fundamental no desenvolvimento do ser humano, e que a escola possui um papel importante no desenvolvimento do hábito da leitura, julgou-se relevante o desenvolvimento do projeto que tem como título Brincando e aprendendo com fábulas.
Um dos principais objetivos é integrar a família na realização das atividades propostas despertando em seus membros o gosto e a valorização da leitura e contação de histórias.
Durante o ano e especialmente no mês de abril as professoras também irão contar diferentes fábulas e outras histórias com fantoches.
A partir desta introdução, cada turma receberá uma Caixa da Leitura – Aprendendo e brincando com fábulas. Esta caixa portará: Um livro – Fábula, sendo: Creche A: A ratinha vaidosa; Creche B: A galinha dos ovos de ouro; Pré A: A cigarra e a formiga; Pré B 1: A tartaruga e a lebre; Pré B 2: O rato do campo e o rato da cidade. Fantoches confeccionados pelas professoras de alguns personagens da história e registro da avaliação realizada pela família;
A família, após a leitura da história contida na caixa deverá explorar a história oralmente. Estimular a criança para que ela reconte a história do jeito dela utilizando os fantoches. Confeccionar um fantoche de algum personagem da fábula que está na caixa ou de qualquer outra fábula que a família conheça ou preferir. Escolher um nome para o fantoche e estimular a criança para a apresentação do seu fantoche aos colegas e professoras.
A proposta deste projeto será tema para as apresentações da Noite Cultural no mês de dezembro do corrente ano letivo – BRINCANDO E APRENDENDO COM FÁBULAS. Na oportunidade, as turmas farão suas apresentações utilizando-se das fábulas trabalhadas.
O projeto tem o apoio da Prefeitura de Três Arroios, através da Secretaria de Educação.