Na quinta-feira, 08 de março, o prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, recebeu no município a visita da direção da BRASPOL de Curitiba, que é a organização dos poloneses do Brasil representada pelo presidente Rizio Wachowicz, vice-presidente do Paraná, Maria de Lurdes Kuchenny e o secretário de relações internacionais, Aníbal Wilinski e esposa Lourdes, que estiveram visitando o município para tratar da reestruturação do núcleo da BRASPOL.
BRASPOL - Somos NÓS, descendentes da imigração polonesa ao Brasil, que se iniciou em 1869, juntamente com os poloneses natos que vieram às plagas da TERRA DE SANTA CRUZ. O BRASIL já contempla em 2017 o nascimento da SÉTIMA GERAÇÃO de POLÔNICOS, ou seja, brasileiros de origem polonesa.
Estima-se atualmente uma população polônica de 2.000.000 pessoas, distribuídas principalmente nos Estados do Sul do país - PARANÁ - SANTA CATARINA - RIO GRANDE DO SUL - e também, dispersos pelos demais Estados do Brasil.
O que é a BRASPOL
Na década de 1980 percebemos no Brasil e constatamos na Polônia, que a nossa Comunidade de descendentes da imigração polonesa não possuía uma representatividade oficial, o que dificultava um relacionamento com órgãos oficiais. Esta falha começou a se acentuar de forma crescente, quando resolvemos em 1989 promover diversas reuniões com participação cada vez maior de pessoas, para a elaboração de um ESTATUTO que pudesse organizar a nossa Comunidade em todo o BRASIL. Assim, no dia 27 de janeiro de 1990, no Auditório da Universidade Federal do Paraná, mais de trezentas pessoas, descendentes de poloneses, reuniram-se para a fundação da BRASPOL.