Em consequência de desastre por enxurradas, o município de Três Arroios teve sua situação de emergência homologado pelo Governo do Estado, através da Casa Militar.
A aprovação do processo foi publicada no Diário Oficial de terça–feira, 09 de janeiro de 2018. O parecer é favorável pela Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, em virtude do desastre de média intensidade, Nível II, que afetou toda área rural e parte da área urbana do município, atendendo os critérios estabelecidos na Lei do Ministério da Integração Nacional.
Conforme o parecer da Defesa Civil, fotos e laudos do processo, considerou-se o evento adverso ocorrido, ocasionando danos humanos e materiais
O Decreto Municipal nº 2.655, foi assinado pelo prefeito, Lirio Zarichta, no dia 29 de dezembro de 2017, em função das fortes chuvas que atingiram o município, causando enormes prejuízos.
As enxurradas e inundações resultaram danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. Com isso, bueiros e pontes foram danificados e destruídos, além da interrupção e bloqueio de estradas do interior, isolando várias comunidades e estragos nas lavouras. Os estabelecimentos comerciais e residências foram alagados.
Em pouco mais de 30 minutos choveu 150 mm. A água invadiu residências, lojas, prédios públicos, derrubando muros e levou muita lama para a Av. Filipe Kopps, a principal da cidade. Além dos estragos no interior.
A Administração Municipal de Três Arroios espera conseguir recursos na esfera estadual e federal para poder principalmente intensificar as ações de recuperação dos locais afetados.