O prefeito de Três Arroios, Lirio Zarichta, decretou situação de emergência nas áreas do município afetadas pela enxurrada desta sexta-feira, 29 de dezembro, devido às fortes chuvas que atingiram as áreas urbanas e rurais, causando enormes prejuízos.
Em consequência das enxurradas e inundações resultaram danos materiais e prejuízos econômicos e sociais. Com isso, bueiros e pontes foram danificados e destruídos, além da interrupção e bloqueio de estradas do interior, isolando várias comunidades e estragos nas lavouras. Os estabelecimentos comerciais e residências foram alagados.
Em aproximadamente 30 minutos choveu 150 mm. A água invadiu residências, lojas, prédios públicos, derrubou muros e levou muita lama para a Av. Filipe Kopps, a principal da cidade. Além dos estragos no interior.
A Defesa Civil do Estado, através da equipe regional, chefiada pelo coordenador, Capitão Ricardo Matei Santos e o sargento Miranda, estão acompanhando os trabalhos e fazendo os levantamentos dos prejuízos, juntamente com a equipe da Administração Municipal. Foram montadas equipes de trabalho para auxiliar os moradores.
Levantamento aponta prejuízos de mais de 2 milhões de reais, divulgado no início da tarde pelo Prefeito Lírio Zarichta e a Defesa Civil:
Foram atingidos 250 km de estradas 5 Pontes danificadas e 2 arrastadas pela águas 130 bueiros entupimento 35 barreiras nas estradas municipais. 30 residências 22 estabelecimento s comerciais 3 estabelecimentos públicos Banco Sicredi Clube e salão paroquial Parque das Termas Três Arroios Na agricultura a erosão arrastou plantações de milho e soja.