Em audiência pública realizada na Câmara de Vereadores, o município de Três Arroios firmou protocolo de intenções com o Grupo Vachileski. A iniciativa tem como objetivo a instalação de uma unidade industrial e comercial no segmento de recapagem de pneus e reciclagem de produtos de borracha.
A audiência foi acompanhada pelos vereadores, secretários municipais, diretoria da Associação Comercial e Industrial e lideranças locais.
Na oportunidade o diretor presidente do grupo, Júnior Vachileski, apresentou o projeto pretendido. De acordo com a exposição o processo industrial ficará concentrado em uma única planta, absorvendo as unidades industriais e comerciais localizadas em Concórdia (SC), Pelotas(RS), São Luiz Gonzaga (RS), e Erechim.
Conforme nota distribuida pela assessoria de comunicação da prefeitura " estrategicamente o município de Três Arroios enquadra-se perfeitamente nos requisitos pretendidos pela empresa, principalmente pela localização geografica, oferta de mão de obra e logística". Na mesma nota a empresa esclarece que o investimento "irá possibilitar uma gestão mais eficaz, melhoria da produtividade, além da redução dos custos de produção".
Para viabilizar a planta industrial a empresa requer do município, como incentivo, uma área de terra para implantar o projeto, infraestrutura como terraplanagem, energia, acesso e água além de incentivos fiscais. "Em contrapartida irá gerar 160 empregos diretos e impostos como ICMS e ISS. A previsão de investimentos inicial é de R$10 milhões.
O Prefeito Lirio Antônio Zarichta destacou que, "apesar das dificuldades financeiras que vivem os municípios a administração fará todos os esforços necessários para que o Grupo Vachileski opte por instalar sua planta em Três Arroios".