Do dia 30 a 03 de julho realizou-se nas dependências da Câmara de Vereadores o curso de regulagem e manutenção de colheitadeiras para os agrcultores do município. O evento foi organizado pela Prefeitura Municipal e pelo escritório Municipal da Ascar- Emater/RS, sendo o mesmo ministrado pelo SENAR.
Entre os objetivos do curso estão a capacitação de proprietários e operadores de automatrizes, na sua correta manutenção, minimizando assim riscos de acidentes e diminuição de custos, bem como a diminuição de perdas na colheita através da correta regulagem das máquinas.
O instrutor do curso Sr. Romildo (SENAR), exaltou a presença de um número elevado de jovens que fizeram parte do grupo de 14 produtores. Para ele esse fato é visto serem estes os produtores da sucessão das propriedades.
Para os técnicos da Ascar-Emater/RS local Jair Antonio Griebler e Valter Burin, a grande participação e interesse vai além das questãos particulares das propriedades participantes, uma vez que nas mãos deste seleto grupo passa a colheita de mais de 90% dos cereais do município, e a redução dos níveis de perdas influencia de forma na receita municipal, além é claro dos benefícios de redução de custos e riscos de proprietários e operadores. Para o Prefeiro Lirio Antônio Zarichta, o custo vem de encontro a política de fortalecimento da agricultura municipal, uma vez que o aumento no nível de conhecimento e profissionalização dos produtores municipais é uma necessidade, na busca de maior eficiência e lucratividade para o setor.
O municipio de Três Arroios cultiva uma área de aproximadamente 4.300 ha de cereais de verão, sendo a soja e o milho as duas principais culturas trabalhadas, e de 1.000 ha de culturas de inverno com a predominância absoluta da cultura de trigo.